*Notícia encontrada
antes do desenvolvimento do weblog
04/07/2012 07h10 - Atualizado em 04/07/2012 07h10
Trabalho de conclusão abordou a importância dos nutrientes no organismo. Renata Cibelle é a única estudante com deficiência auditiva na escola.

Em agosto, a estudante Renata Cibelle, de 24 anos, terá a sua formatura da
conclusão do curso de Nutrição na Escola Técnica Salles Gomes, em Tatuí
(SP). O que faz o evento especial para a jovem é que ela tem deficiência
auditiva, além de ser a única aluna especial do curso na instituição de
ensino.
A estudante ganhou destaque e admiração entre os colegas. Assim como todos,
Renata cumpriu todas as etapas obrigatórias da grade curricular, entre elas, a
apresentação do TCC (Trabalhão de Conclusão de Curso). Em uma sala com alunos e
a banca avaliadora, apresentou os resultados de uma pesquisa sobre a
importância dos nutrientes no organismo.
Com a ajuda da interprete Michele Braga, ela ressaltou sobre a constatação
que fez durante o TCC. O trabalho de campo foi realizado em uma instituição que
atende jovens surdos. Na entidade, Renata descobriu que a maioria desconhecia a
importância de nutrientes como zinco, cálcio e ferroorganismo. No relatório
final, concluiu que um desses estudantes teve problemas de estômago por causa da
má alimentação.
Como todo aluno em um momento de apresentação, Renata também estava nervosa.
Com a ajuda da interprete contou que estava até mesmo com 'friozinho na
barriga'. “Tive que treinar muito para a explanação do TCC. Algumas palavras eu
não entendia e ficava nervosa”, ressalta usando a Língua Brasileira de
Sinais.
Renata
Cibelle é a primeira aluna com
deficiência auditiva concluir curso na
Etec de
Tatuí (SP).
(Foto: Reprodução TV Tem)
Para quem conviveu com Renata durante um ano e sete meses, tempo de duração
do curso, conta que a falta de audição nunca foi empecilho. De acordo com a
coordenadora do curso de nutrição, Mariane Ferreira, no começo foi mais difícil
para os professores que ainda não tinham a experiência de dar aulas para alunos
especiais. “Mas acreditamos no potencia dela e ela demonstrou grande capacidade
da mesma foram que todos os outros alunos”, afirma.
A professora Ana Cristina Monteiro afirma que viu Renata transpor diversas
barreiras. “Em relação a socializar-se; fazer o entendimento do professor, que
não fala libra, mas que também exigia dela resultado; as novidades de sair do
ensino médio e entrar em um curso técnico onde a linguagem é diferenciada... ela
galgou várias barreiras”, comenta.
Para os colegas, o mesmo sentimento de admiração. “Ela mostrou que há
capacidade e todo mundo tem que tentar. Basta simplesmente tentar. Se não
tentar, como iremos saber que somos capazes”, comenta a amiga Gisele
Sebastião.
Mas Renata afirma que não quer parar no curso técnico. “Tenho vontade de
fazer uma faculdade. Vou fazer vestibular e, se passar, vou fazer sim”, conclui
usando a Língua de Sinais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário