O material alfabetiza com linguagem de sinais e português escrito.
Segundo intérprete de libras, metodologia facilita o aprendizado.

A professora Adeilsa Nevesde desenvolveu um livro para alunos com deficiência
auditiva, em Iúna, na região Sul do Espírito Santo. O livro alfabetiza por
meio da linguagem de sinais e português escrito. Segundo a docente, não havia
nenhum material didático adequado para os alunos e, por isso, usou a experiência
adquirida em sala de aula para escrever o livro.
Para a professora, o aluno com deficiência auditiva precisa saber a linguagem
dos sinais e também a escrever a Língua Portuguesa. "Nós encontramos hoje no
mercado, materiais para ensinar libras de forma generalizada. Agora, o
bilinguismo não existe. Não temos material nenhum. A dificuldade é essa.
Precisamos de uma material em que ele possa ter simultaneamente um aprendizado
tanto de língua de sinais, quanto de língua portuguesa escrita", disse.
Segundo a intérprete de libras, Raquel Bitencourt, a metodologia facilita o
aprendizado, porque eles podem aprender de uma forma mais concreta, mais fácil.
"Eles não entendem a língua escrita da mesma forma que nós entendemos, nós temos
uma facilidade para ler o que está escrito e entender. Para os deficientes
auditivos, a forma escrita geralmente muda um pouco. Por exemplo, nós lemos que
a casa é bonita, para eles, somente casa bonita eles entendem", justifica.
O livro conta com 62 páginas e é utilizado, por enquanto, somente por alunos
de Iúna. A
professora procura ajuda para publicá-lo e para que mais crianças tenham acesso
ao material. Quem quiser ajudar a publicar o livro, pode entrar em contato com a
Escola Estadual Henrique Coutinho, pelo telefone (28) 3545-1318.
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