Tradutor

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Alagoas registra aumento nos casos de meningite, expõe boletim da Sesau

Este ano já foram notificados 66 casos da doença, 21 a mais que em 2012.
Médico infectologista recomenda atenção quanto aos sintomas em crianças.

Do G1 AL, com informações da 
TV Gazeta

Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), os casos de meningite aumentaram emAlagoas. Este ano 66 casos da doença foram notificados, com 18 deles confirmados no Hospital Hélvio Auto. Número que representa 21 notificações a mais que o ano de 2012.

Quem não esqueceu os momentos ruins que passou ao lado do filho Pedro Evangelista, 14, foi a costureira, Elineuza Maria dos Santos. Pedro teve meningite e a doença só não evoluiu porque foi descoberta logo no início. “Levei ele no posto e a médica fez o exame e deu logo o resultado. Se tivesse demorado mais não haveria mais tempo e ele teria falecido”, contou Elineuza.

A meningite é uma doença contagiosa que pode levar a morte se não for logo diagnosticada. Os sintomas são: dor de cabeça, febre alta, rigidez no pescoço, vômito, manchas na pele e moleza no corpo. A vacina contra a doença, a Meningócia, pode ser aplicada em crianças já a partir dos 11 meses.

Segundo o médico infectologista, Fernando Maia, esta época de chuvas favorece a proliferação da doença, mas não há risco de epidemia em Alagoas. Ele explica que é possível ficar atento aos sintomas. “As crianças que apresentam qualquer um dos sintomas da doenças precisam ser levadas ao médico. Meningite é uma doença com grande capacidade de morte e causa sequelas graves como cegueira, surdez e até amputações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário