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quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Garota começa a ouvir do lado direito após implante inédito em Goiás


Menina de 13 anos colocou protése auditiva na terça-feira (29).
Equipamento recebe som através do osso da cabeça, explica médico.

Do G1 GO, com informação da TV Anhanguera

Pela primeira vez em Goiás, foi realizado o procedimento cirúrgico que faz a ativação de uma prótese auditiva. Após seis meses de tratamento, uma menina de 13 anos que tinha deficiência auditiva no ouvido direito começou a ouvir perfeitamente. Ela recebeu o implante de uma prótese auditiva fixada no osso, na terça-feira (29), em Goiânia.
“Ela não tem uma orelha por uma má formação congênita e, por isso, não ouvia. Quando a pessoa perde a audição de um lado, a gente coloca o aparelho parafusado na cabeça e, através do osso, o som é conduzido para o lado que estava surdo”, explica o médico otorrinolaringologista Márcio Caetano Vaz.
Os especialistas garantem que a menina voltou a ouvir normalmente e terá apenas que redobrar os cuidados com a higiene no local.  “Ela vai poder lavar o cabelo normalmente, mas tem que tomar cuidado para que não aconteça qualquer tipo de infecção no local”, ressalta a fonoaudióloga.A fonoaudióloga Viviane Botelho explica o processo: “Ela tem um sistema ósseo integro e, onde tem a vibração óptica, o aparelho vai conseguir estimular o outro lado do ouvido, pois nossa audição funciona dessa forma”.
De acordo com a equipe médica que realizou o implante, a cirurgia poderá ser oferecida na rede publica de saúde.

Itanhaém, SP, divulga notas de processo seletivo da Educação


No total, são 284 vagas em diversas disciplinas do magistério.
Classificação final e Convocação acontece nesta sexta-feira (1º).

Do G1 Santos

As notas do processo seletivo realizado em Itanhaém, no litoral de São Paulo, para cargos na área da Educação foram divulgados nesta quarta-feira (30). As provas foram realizadas no último domingo (27). No total, são 284 vagas em diversas disciplinas do magistério.

Os cargos oferecidos no processo seletivo foram de Educação Básica I e II, Substituto, Educação Física, Educação Artística, Matemática, Inglês e Educação Especial nas áreas de Deficiência Auditiva (DA) e Deficiência Visual (DV).

O edital está disponível no site oficial do Governo Municipal, juntamente com o gabarito das provas, que foi divulgado na terça-feira (29). A classificação final e Convocação para Atribuição acontecerá na sexta-feira (1º) e a atribuição dos aprovados será no dia 5 de fevereiro.

Vagas abertas para pessoas com deficiência em Rio Preto, SP


Hotel procura recepcionista e estabelecimento contrata balconistas.
Vagas estão sendo disponibilizadas através do programa Empresa SP.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba


O programa Emprega São Paulo oferece nesta semana, por meio do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF), cinco postos de trabalho em São José do Rio Preto (SP). Para o preenchimento das vagas os itens escolaridade e experiência variam de acordo com a área de atuação e com a empresa.


Há vagas para balconista de lanchonete, necessário ensino fundamental e exige experiência e oportunidades para recepcionista de hotel, necessário ensino médio e não exige experiência.

Para ter acesso a estas vagas, basta acessar o site do Emprega SP, criar login, senha e informar os dados solicitados. Outra opção é comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) com RG, CPF, PIS, Carteira de Trabalho, laudo médico com o Código Internacional de Doenças (CID) e Audiometria (no caso de deficiência auditiva).

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Região de Bauru, SP, oferece 31 vagas para pessoas com deficiência


Oportunidades estão abertas em Jaú e Pederneiras.
Tapeceiro e inspetor de qualidade são opções.

Do G1 Bauru e Marília

O programa Emprega São Paulo/Mais Emprego, oferece nesta semana, por meio do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF), 31 postos de trabalho em Jaú e Pederneiras.

Para ter acesso as vagas é preciso acessar o site do Emprega São Paulo , criar login, senha e informar os dados solicitados.
Outra opção é comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) com RG, CPF, PIS, Carteira de Trabalho, laudo médico com o Código Internacional de Doenças (CID) e Audiometria (no caso de deficiência auditiva).
Confira abaixo as oportunidades em destaque:
OcupaçãoLocal da VagaNúmero de vagasEscolaridadeExige experiência
Tapeceiro de MóveisJaú2Ensino Fundamental IncompletoNão
Inspetor de QualidadeJaú4Ensino FundamentalSim
Auxiliar de MontagemPederneiras1Ensino FundamentalSim
Serviço:
SERT- Poupatempo.
Av. Nações Unidas 4-44, Bauru

Apaes do Alto Tietê enfrentam déficit de 556 vagas


Das oito Apaes da região, apenas em uma não há fila de espera.
Apae de Mogi das Cruzes precisa de prédio maior para atender à demanda.

Pedro Carlos Leite
Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano
apae mogi das cruzes (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)Apae de Mogi das Cruzes atende atualmente 620 alunos e presidente diz que é preciso construir uma nova sede (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)
Os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo, voltaram às aulas nesta quarta-feira (30). São 620 crianças e adultos que têm à disposição acompanhamento educacional e de saúde, contando com profissionais de diferentes áreas para que os atendidos possam desenvolver seu potencial e superar seus limites. Porém, o serviço não consegue atender à demanda da cidade. Há 89 crianças na fila, à espera de vagas. Nas outras sete cidades do Alto Tietê que têm Apaes, apenas em uma não há déficit de vagas. Somando-se as filas de espera nas Apaes da região, há 556 crianças e adultos esperando atendimento.
alfredo Casella, presidente da Apae (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)Alfredo Casella, presidente da Apae, diz que o principalobjetivo da entidade é "tornar a pessoa últil para si mesma"  (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)
O presidente da Apae mogiana, Alfredo Casella, diz que o principal motivo que impede a entidade de atender todos que a procuram é a falta de espaço. “Estamos instalados no mesmo terreno desde 1969. O prédio já foi aumentado várias vezes e agora chegamos ao limite do espaço. Não temos mais para onde crescer. Estamos lutando para conseguir um terreno novo. Algumas pessoas e a prefeitura estão nos ajudando a localizar uma área. Vamos precisar da conscientização dos grandes  empresários para construir um novo prédio”, afirma. A entidade já elaborou o projeto de um novo prédio, que teria de 7 a 8 mil metros quadrados e que absorveria essa demanda que está esperando por vaga. “Atualmente uma vaga só é aberta quando um paciente muda de cidade, fica doente ou falece”, explica Casella.
Déficit de vagas das Apaes do Alto Tietê
CidadeQuantos alunosFila de espera
Arujá20125
Biritiba Mirim1260
Ferraz de Vasconcelos87100
Itaquaquecetuba239200
Mogi das Cruzes62089
Poá17680
Santa Isabel1232
Suzano18430
Números apontam que a população que necessita de atendimento especial na cidade seria muito maior. Baseado em estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o presidente da Apae estima que cerca de 2.170 pessoas em Mogi das Cruzes tenham algum tipo de deficiência intelectual. “Um dos problemas é que muitas destas pessoas estão 'enrustidas' em casa. A família tem vergonha de sair na rua com eles e a criança não se desenvolve. Nosso maior objetivo é que a pessoa com deficiência seja útil para ela mesma, que tenha a sua independência para as tarefas básicas”, explica.
A entidade recebe atualmente ajuda da prefeitura. “Nós recebemos verba para a parte educacional  e com ela pagamos os salários dos profissionais. Mas não temos verba para a parte de saúde e de assistência social às famílias. Por isso fazemos eventos para levantar fundos, como caminhadas e jantares”, conta Casella.
A associação conta também com uma sede rural, instalada na Vila Moraes, onde são atendidas 50 pessoas, a maioria pacientes com idade acima de 30 anos. Lá também é feito o trabalho de equoterapia, em que os pacientes montam em cavalos para desenvolver a coordenação motora.
Opinião dos pais
A dona de casa Cristina Aparecida da Silva Reis é mãe do garoto Caio, que tem 13 anos e é aluno da Apae de Mogi das Cruzes desde 2006. “Meu filho teve hidrocefalia e na Apae ele faz aulas na piscina, tem consultas com a fono, faz aula de música e de esporte. Desde quando ele entrou eu percebo que o Caio se desenvolveu bastante no raciocínio e na independência. Mas antes de conseguir vaga, o Caio ficou quatro anos na fila”, conta Cristina. Ela é moradora de Poá e seu filho é um dos cerca de 50 moradores de outras cidades que são atendidos pela Apae de Mogi por meio de convênio com as prefeituras locais.

Já o aposentado Nelson Ramos da Silva conseguiu vaga para seu filho Diego, portador da Síndrome de Down, há muito tempo. “Ele tem 23 anos e desde quando ele tinha um ano de idade ele está aqui na Apae. Ele tem aulas na escola especial, faz natação e vai entrar na aula de marcenaria. Ele teve bastante progresso e hoje é bastante independente”, conta o pai do rapaz.
Sem vagas
A comerciante Adriana Cristina de Macedo é mãe de Larissa, que tem 22 anos, e aguarda por uma vaga na Apae de Santa Isabel. “Ela fica comigo na minha loja e me acompanha o tempo todo. A Larissa fica sentada em um canto e eu dou coisas para ela escrever e desenhar, mas ela precisa desenvolver a coordenação motora dela, que é muito fraca”, conta a mãe.

Adriana conta que a filha entrou na Apae de Santa Isabel quando tinha quatro anos e ficou lá até os oito anos. Nessa época, a família se mudou para Arujá e a menina foi transferida para a Apae dali, onde ficou até completar 18 anos. “Aí fecharam a escola especial e as crianças tinham que ir para a escola normal. Mas eu não vou colocar a Larissa de jeito nenhum numa escola normal, porque ela sofreria bullyng, no mínimo, senão coisa pior. Ela está com a capacidade intelectual de uma criança de seis anos. Minha filha foi diagnosticada com retardamento avançado, ela não tem noção do que é certo ou errado. Queriam que ela fizesse telecurso para o conteúdo do quinto ano do Ensino Fundamental. Ela não tem condições”, alega a mãe.
A menina está desde o ano passado na fila para entrar novamente na Apae de Santa Isabel. “Mas já me disseram que vai demorar bastante”, conta.
Adriana lamenta a demora e a falta de tratamento adequado para sua filha. “Na escola especial eles trabalhavam muito com a mente dela e a gente via um avanço. Ela era uma criança que não falava, depois da Apae ela começou a falar. Hoje eu vejo ela sozinha, sentada. Não é isso que eu quero pra ela”.
alimentação na apae de mogi das cruzes (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)Profissionais e voluntárias trabalham na alimentação de crianças na apae de Mogi das Cruzes (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)

O que dizem as Prefeituras
O G1 entrou em contato com todas as prefeituras para questionar o que pode ser feito para melhorar a situação das Apaes. Até as 18h27 desta quarta-feira (30) as prefeituras de Arujá, Poá, Biritiba Mirim e Santa Isabel não enviaram resposta.

Suzano
A prefeitura de Suzano irá receber a diretoria  da Apae na próxima sexta-feira (1º) em uma audiência para discutir o que pode ser feito. A vice-prefeita, Viviane Galvão, realizou uma reunião com o presidente da entidade, João Jurandir Simões Júnior, e a tesoureira, Conceição Aparecido Passo Medeiro, no dia 24 de janeiro.

Itaquaquecetuba
A prefeitura tem três projetos com a Apae, entre eles o Alcance e o CIS. Há também o "Piso de Transição de Média Complexidade". No Projeto Alcance são promovidas ações de prevenção, orientações e prestação de serviços com atendimento técnico biopsicossocial e pedagógico, apoio à família direcionados na melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência.

Já no Centro de Inclusão Social (CIS) o objetivo é atender a população, sendo que 70% das vagas são para pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual e/ou múltiplas maiores de 14 anos. Este projeto visa à socialização, autonomia, qualificação para o trabalho e geração de renda.
A prefeitura não informou se há outros projetos para ajudar a instituição.
Mogi das Cruzes
A prefeitura repassa anualmente para a APAE de Mogi subvenção para o atendimento de 550 alunos. Neste ano serão repassados R$ 3.563.214,00.  É feito um trabalho em conjunto entre a instituição e a administração municipal para o atendimento dos alunos com necessidades especiais. Pela prefeitura, o atendimento de alunos deficientes, que estudam em escolas regulares em inclusão é feito pelo Pró-Escolar (Centro de Atendimento ao Portador de Necessidades Educacionais Especiais Ricardo Strazzi) e a Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Profª Jovita Franco Arouche, que também oferece educação especial exclusiva e é referência no atendimento a autistas na região.

No Pró-Escolar, os alunos são atendidos por psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas divididos em equipes de intervenção (atendimento no prédio-sede) e avaliação (avaliação nas escolas). O Centro também promove atividades educacionais especiais para deficientes visuais e auditivos e orientação para pais e professores.
Ferraz de Vasconcelos
Os subsídios no município estão atrasados. A nova gestão da prefeitura disse que o recurso referente ao mês de outubro foi pago em janeiro. A Apae recebeu R$ 18,5 mil. De acordo com a administração municipal em algumas semanas os subsídios de novembro e dezembro serão quitados.

Guararema e Salesópolis não contam com Apaes, mas há serviços disponíveis para portadores de necessidades especiais.
Guararema
Há a Escola Municipal de Educação Complementar “Adibe Sayar Daher”. Com capacidade para atender centenas de alunos que apresentem dificuldades e deficiências que limitem o aprendizado, a Escola Municipal de Educação Complementar “Adibe Sayar Daher” tem como objetivo “complementar o ensino da escola regular para essas crianças e não substituir”, conforme reforçou a secretária de Educação, Edna Mattos.

O prédio que abriga a escola foi projetado com acessibilidade total e possui salas para acompanhamento médico, espaços para prática esportiva incluindo piscina e atividades culturais – música e dança, além de profissionais como psicólogo, pedagogo, psicopedagogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, educador físico, entre outros, todos admitidos em concurso público e capacitados por profissionais da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).
Atualmente mais de 70 alunos frequentam a Escola Municipal de Educação Complementar na cidade.
Salesópolis
Oferece o Atendimento Educacional Especial (AEE). É um programa que funciona com quatro polos, sendo três nas Emeis e, um nas Emefs. Os alunos portadores de necessidades especiais fazem aulas na rede convencional de educação e no contraturno são atendidos pelo programa, que oferece atendimento de fonoaudiólogo e professores especializados em educação especial.

Além disso, a prefeitura oferece transporte para as crianças da cidade que são conveniadas na Apae de Mogi das Cruzes.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Deficiente auditiva luta para cursar faculdade com intérprete em MS


Instituição de ensino não contrata intérprete, e caso pode ir à Justiça.
Defensoria Pública deve tentar acordo com universidade.

Do G1 MS

Uma família em Campo Grande luta para que uma jovem deficiente auditiva realize o sonho de cursar uma faculdade. Tábata Rodrigues Nogueira, de 20 anos, foi aprovada em um processo seletivo para o curso de Ciências Biológicas, mas a instituição não dispõe de intérpretes para língua de sinais, como mostrou reportagem do Bom Dia MS desta terça-feira (29).
A universidade particular alega que a responsabilidade de contratar um intérprete é da estudante. Tábata, que sempre estudou em escolas públicas com a ajuda de intérpretes, tem deficiência auditiva profunda. Mesmo diante das dificuldades, a jovem não desistiu de estudar e garantiu a matrícula na instituição. As aulas estão previstas para começar ainda em janeiro.
A família da jovem procurou a Defensoria Pública, que deve buscar um acordo com a universidade antes de ingressar com ação judicial. O Subcorregedor-Geral do órgão, Francisco Carlos Bariani, avalia que a recusa da instituição de ensino fere princípios constitucionais, e alerta que outros estudantes em situação semelhante podem procurar a Defensoria. O telefone do órgão é 129, e a sede em Campo Grande fica na rua Antônio Maria Coelho, 1668, centro.
A instituição também firmou, no último dia 22 de janeiro, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal (MPF/MS), em que se compromete a garantir acessibilidade para alunos com deficiência visual, auditiva e física. No caso dos acadêmicos com deficiência auditiva, o acordo prevê que a universidade proporcione intérprete de língua de sinais durante as aulas.

Itanhaém divulga gabarito oficial do processo seletivo da Educação


Notas serão divulgadas nesta quarta-feira (30).
Salários variam de R$ 1.910 e R$ 2.292.

Do G1 Santos

A Prefeitura de Itanhaém, no litoral de São Paulo, divulgou os gabaritos das provas objetivas do processo seletivo da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. No total, havia 284 vagas em diversas disciplinas do magistério. As provas foram realizadas no último domingo (27).

Os candidatos já podem consultar os gabaritos no site oficial do Governo Municipal e também na edição nº 222 do Boletim Oficial do Município, que foi distribuído nesta terça-feira (29). Os cargos oferecidos foram: Educação Básica I e II, Substituto, Educação Física, Educação Artística, Matemática, Inglês e Educação Especial nas áreas de Deficiência Auditiva (DA) e Deficiência Visual (DV). Os salários variam de R$ 1.910 e R$ 2.292. A contratação será por tempo determinado.

De acordo com o edital, as notas serão divulgadas nesta quarta-feira (30) e a Classificação Final e Convocação para Atribuição acontecerá na sexta-feira (1º). A atribuição dos aprovados será no dia 5 de fevereiro.

Secretaria promove curso de Libras, em Sergipe

Inscrições acontece nos dias 4 e 5 de fevereiro.
São oferecidas 20 vagas.

Do G1 SE

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através da Divisão de Educação Especial (Dieesp), por meio do Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), vai promover o curso básico de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para os servidores da Seed.
As inscrições acontecem nos dias 4 e 5 de fevereiro, das 7h30 as 13h. São oferecidas apenas 20 vagas. As aulas serão ministradas pela instrutora do CAS, Laís Helena Bispo de Oliveira.
Segundo a instrutora. "Esse curso é muito importante para os servidores, porque todos podem, a qualquer momento, encontrar surdos em qualquer lugar. E sabendo se comunicar, eles podem ajudar", explica
As aulas acontecem no período de 19 de fevereiro a 30 de abril, na sala de reunião do Anexo III, na sede da Seed, no horário das 7h30 às 9h30, de terça a sexta-feira.


sábado, 26 de janeiro de 2013

Araçatuba, SP, tem vagas de trabalho para pessoas com deficiência


Ao todo, são 99 vagas para Araçatuba, Ilha Solteira e Birigui. 
Atendimento nos Postos de Atendimento ao Trabalhador é das 8h às 17h..

Do G1 Rio Preto e Araçatuba

Os PATs, Postos de Atendimento ao Trabalhador, da região de Araçatuba (SP) possuem oportunidades de emprego para pessoas com deficiência. São 99 vagas distribuídas nos PATs de Araçatuba, Ilha Solteira (SP) e Birigui (SP).

Ilha Solteira concentra o maior número de postos com 30 vagas para ajudante geral, 12 vagas para operador de empilhadeira, cinco para pedreiro, cinco para ajudante de pedreiro e uma para promotor.
Em Araçatuba, existem vagas para auxiliar administrativo e de escritório, alimentador de linha de produção, auxiliar de manutenção predial, borracheiro auxiliar, motorista de caminhão, operador de telemarketing e telefonistas estagiários.
Birigui possui apenas cinco vagas, todas para auxiliar de produção. O atendimento nos PATs é das 8h às 17h. Os candidatos devem levar: RG, CPF, PIS, carteira de trabalho, laudo médico com o Código Internacional de Doenças o (CID) e Audiometria (no caso de deficiência auditiva).
Mesmo que o interessado não tenha os laudos solicitados, o PAT dá orientações para retirada da documentação. O cadastro também pode ser feito no site do Emprega São Paulo/Mais emprego para concorrer às vagas e cursos de qualificação.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Seduc abre processo seletivo para intérpretes e instrutores de Libras

As inscrições são realizadas on-line e estão abertas até dia 30 de janeiro.
As vagas ofertadas são temporárias e para os Centros de Capacitação.


Do G1 PI

A Secretaria da Educação e Cultura (Seduc) do Piauí abre inscrições para o processo seletivo simplificado para a contratação temporária de Instrutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), para desenvolver as suas atividades no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (Cas), Centro de Estimulação para Crianças com Deficiência Sensorial (Auditiva e Visual) Mauro César Evaristo (Ces) e Unidades Escolares Públicas Estaduais.
As inscrições são realizadas via on-line e estão abertas até as 23h59 do dia 30 de janeiro.  São obrigatório o envio, via Sedex, até as 12h do dia 31, para a Gerência de Educação Especial (GEE), os seguintes documentos:

a) O formulário de inscrição impresso, devidamente preenchido e assinado;
b) Cópias autenticadas em cartório do RG e CPF ou CNH;
c) Curriculum vitae comprovado e autenticado em cartório;
d) Comprovar a titulação exigida para o cargo, conforme Anexo I;
e) Comprovante original da taxa de inscrição no valor de R$ 40 para os candidatos inscritos para o cargo de Intérprete e Instrutor de Libras (Nível Superior); R$ 30 para o cargo de Instrutor e Intérprete de Libras (Nível Médio), que deverá ser paga no Banco do Brasil, Setor Público, agência 3791-5, conta 5149-7.



Menina que se afogou em balde é transferida para enfermaria, em BH



Segundo hospital, ela foi submetida a uma traqueostomia.
Outro bebê está internado em estado grave na unidade devido a afogamento.

A criança de 1 ano que se afogou em um balde, na véspera do Natal, foi transferida nesta segunda-feira (21) da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a enfermaria do Hospital de Pronto-Socorro João XXII, em Belo Horizonte. O incidente aconteceu no dia 24 de dezembro, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais.

De acordo com a assessoria do João XXIII, durante a última semana, ela foi submetida a um procedimento de traqueostomia e, agora, respira sem a ajuda de aparelhos. Segundo o hospital, o estado de saúde da menina é estável, mas não há previsão de alta.
A criança foi levada para o João XXIII após ser socorrida por militares do Corpo de Bombeiros. Segundo a corporação, a menina, que tem deficiência auditiva e na fala, chegou a ficar cerca de dez minutos desacordada, depois de cair em um balde cheio de água na casa de uma tia. Para salvá-la, os bombeiros fizeram reanimação cardiopulmonar com ajuda de uma caneta.


Outro caso
O Hospital João XXIII informou, nesta segunda-feira (21), que é grave o estado de saúde de um bebê de nove meses que também foi internado na UTI após se afogar e sofrer parada cardiorrespiratória. O menino deu entra no pronto-socorro na noite desta sexta-feira (18).  Segundo relatos da família à equipe médica, a criança estava em um andador quando caiu em uma piscina rasa.