Tradutor

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Dia Nacional do Surdo terá passeata e palestras, em Manaus

*Notícia encontrada antes do desenvolvimento do weblog 

Data foi instituída em 29 de outubro de 2008 no Brasil.
Dia relembra lutas histórias dos deficientes auditivos por melhores condições.

Do G1 AM - 26/09/2012



Nesta quarta-feira (26) é comemorado o Dia Nacional do Surdo. A data foi instituída oficialmente através da Lei Federal nº 11.796, em 29 de outubro de 2008, e relembra as lutas históricas dos deficientes auditivos por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde dignidade e cidadania.


O dia também celebra a inauguração da primeira escola para surdos no Brasil, em 1857, com o nome de Instituto Imperial de Surdos-Mudos do Brasil, e conhecida atualmente como Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), que conta com uma escola de aplicação e uma faculdade.



Dentre algumas conquistas alcançadas pelos deficientes auditivos estão: a oficialização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no país em 2002, o que possibilitou grande mudança em relação ao acesso à informação; o reconhecimento da profissão de tradutor intérprete de Língua de Sinais/Língua Portuguesa em 2011; a acessibilidade na televisão através da janela de Libras ou da legenda oculta impulsionada pela Lei de Acessibilidade de 2000; e a possibilidade de comunicação à longa distância entre surdos, através de mensagens de texto via celular e chats da rede mundial de computadores.


Em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, uma programação especial será realizada nesta quarta na capital amazonense.

Confira a programação:

08h às 11h - Passeata no Centro de Manaus com concentração na Praça Heliodoro Balbi, antiga Praça da Polícia.

19h às 22h - Mesa Redonda "A Educação em Debate" e Palestra "A Educação que os Surdos Almejam", no Cine Teatro Aldemar Bonates, no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado na Avenida Brasil, bairro Santo Antônio.

A mesa redonda terá como moderador o advogado Franklin Ferreira Resende Jr. e a presença da professora Lidia Regina Limeira de Sá, representando a Dra. Márcia Perales Mendes Silva, reitora da UFAM; professora Joab Grana Reis, representando o Prof. Dr. José Aldemir de Oliveira, reitor da UEA; e a secretária de Educação do Amazonas, Rossieli Soares da Silva, ou representante. Além deles, estará presente o secretário municipal de Educação de Manaus, Mauro Giovanni Lippi Filho, ou representante.


A palestra "A Educação que os Surdos Almejam" será ministrada pelos professores Iranvith Cavalcante Scantbelruy e Jackson da Silva Vale. O encerramento acontece às 22h.





Nenhum comentário:

Postar um comentário