*Notícia encontrada
antes do desenvolvimento do weblog
Quem paga é obrigado a colaborar com a gratuidade.
'Poder público não
colabora com despesas do benefício', diz especilista.
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Controle da gratuidade começa ser feito
(Foto:
Fredson Navarro /G1 SE)
Muito se fala em gratuidade do transporte coletivo, mas na prática pouco se
explica sobre quem tem direito a esse benefício, que para algumas categorias
começou a valer a partir de leis federeais e municipais . Em Aracaju, o direito é garantido a oficiais de
Justiça, pessoas com deficiência, idosos a partir de 65 anos, bombeiros,
policiais civis e militares, guardas municipais, carteiros, agentes
penitenciários e funcionários das empresas de transporte de passageiros.
Marcos Bicalho (Foto: Denise Gomes/ G1
SE)
O que pouca gente sabe é quem de fato paga por essa gratuidade. “Quem paga
pela gratuidade é o usuário pagante, ou seja, o custo para manter o transporte
público é dividido apenas pelos passageiros que pagam passagem. Quanto mais
pagantes usando os ônibus o preço da passagem, que em Aracaju custa R$ 2,25,
pode ficar mais baixo e quanto mais usuários beneficiados pela gratuidade usando
o transporte público, mais cara a passagem pode ficar. O poder público criou
leis para garantir a gratuidade, mas não colabora com as despesas o que acaba
acarretando o orçamento de quem paga, geralmente são usuários das classes C e
D”, destaca Marcos Bicalho, diretor superintendente da Associação Nacional das
Empresas de Transporte Urbano – NTU.
Rubens é usuário do sistema de transporte
público
(Foto: Joelma Gonçalves/G1 SE)
O porteiro de prédio, Rubens Pereira dos Santos é usuário do transporte
público e se disse surpreso ao saber que ele é um dos que pagam pela gratuidade.
“A população tinha que ser informada sobre isso. Já pagamos muitos impostos.
Fazem leis e a população tem que cumprir e não somos consultados sobre coisas
importantes. Vivemos numa ditadura. Onde só temos importância na hora do voto”,
desabafou.
Na capital sergipana, a gratuidade também gera despesas, já
que foi necessário implantar um sistema conhecido como Finger, que custou às
empresas de transporte público cerca de R$ 2,5 milhões. “O Finger é um sistema
de identificação digital de uso exclusivo das pessoas que fazem uso da
gratuidade total ou parcial [caso dos estudantes que pagam meia passagem]. É uma
forma de se ter algum controle sobre o uso desse benefício que até então era
usado de modo descontrolado, por pessoas que não tinham qualquer autorização
para tanto. Porém, os usuários ainda não se acostumaram a fazer uso dele ou
ignoram as regras”, explicou o coordenador operacional do Setransp, Alberto
Freire.
José Carlos Amâncio, superintendente do
Setransp
(Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
Segundo o superintendente do Setransp, José Carlos Amâcio, ainda não é
possível saber ao certo quantas pessoas são beneficiadas com a gratuidade apesar
do sistema está implantado desde agosto de 2011. “Esse número com exatidão nós
não temos, visto que boa parte dos usuários do transporte coletivo que fazem uso
do benefício não utilizam o sistema de identificação corretamente, ou seja, não
apresentam o cartão eletrônico ao validador nem passam pela catraca por meio da
identificação digital ”.
Apesar disso, segundo dados do Setransp os primeiros números já começam a ser
registrados e os usuários da gratuidade começam a ser identificados na
capital.
Cartões com gratuidade 100%
Bombeiros:
537
Carteiro: 296
Especial com acompanhante: 2.830
Especial:
3.859
Especial sem passagem pela catraca (Cadeirantes): 2.213
Guarda
Municipal Socorro: 123
Guarda Municipal Aracaju: 362
Idoso a partir de 65
anos: 13.764
Oficial de Justiça: 46
Policial Civil: 797
Policial
Militar: 4.171
Rodoviário: 4.723
Total geral: 33.721
Número de cartões com meia gratuidade (50%)
Escolar:
54.545
Várias categorias têm direito a gratuidade em
Aracaju
(Foto: Fredson Navarro/ G1 SE)
FONTE: http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2012/11/direito-gratuidade-no-transporte-coletivo-benificia-e-pune-usuarios.html
Saiba o que fazer para obter a gratuidade
Para usufruir da gratuidade é necessário ter um cadastro junto ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), que irá solicitar o cadastramento da digital, e posteriormente a confecção de um cartão, que vai funcionar como passe livre nos ônibus da cidade.
Os oficiais de Justiça, bombeiros, policiais civis e militares, guardas municipais, carteiros, agentes penitenciários, funcionários das empresas de transporte de passageiro devem apresentar credencial de trabalho, identidade e ultimo contracheque. Já os idosos, devem comparecer a sede do Setransp portando CPF, identidade e comprovante de residência.
Os deficiêncientes devem procurar suas associações e encaminhar os documentos necessários. São elas que encaminham a documentação para a Secretaria Municipal de Trânsito de Aracaju (SMTT), onde posteriormente será realizada uma perícia e os dados serão repassados ao Setransp.
Em Aracaju, quatro tipos de deficiências têm direito à gratuidade, são elas: a mental, a visual, a auditiva e a física. Os portadores devem providenciar a seguinte documentação: RG, CPF, comprovante de residência, relatório ou laudo médico dos últimos seis meses.
Deficientes físicos: Associação dos Deficientes Motores de Sergipe (Adem-SE).
Deficientes mentais: Centro de Apoio Pisicosocial ou Escolas.
Dificientes visuais: Associação dos Portadores de Deficiencia Visual de Sergipe (Adevise) e Creesi.
Deficientes auditivos: Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos.(Apada ) ou Instituto de Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (IPAESE).
Para os moradores da grande Aracaju, os documentos podem ser encaminhados para a Associação de Portadores de Deficiência (APD).
Direito não respeitado
Caso o usuário do transporte coletivo não tenha o seu direito da gratuidade respeitado ele pode reclamar através do telefone (79)3045-2550 do SAC do Setransp e da Ouvidoria (79) 3238-4646 da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
“Não existe uma fiscalização para evitar que os passageiros que não possuem o beneficio da gratuidade utilizem o transporte público sem pagar, mas todos os usuários devem ficar atentos e denunciar aos responsáveis do ônibus que são o motorista e cobrador. A conscientização deve ser de todos levando em consideração que quem paga até pelos fraudes é o cidadão pagante” , alerta Amâncio.
FONTE: http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2012/11/direito-gratuidade-no-transporte-coletivo-benificia-e-pune-usuarios.html
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