Tradutor

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Fórum Eleitoral em Ji-Paraná, RO, começa os preparativos às eleições

*Notícia encontrada antes do desenvolvimento do weblog 

Município utilizará 242 urnas no domingo de votação.
Mais de 82 mil eleitores estão aptos a votar em Ji-Paraná.

Priscila Lima Do G1 RO - 03/10/2012


Urnas são preparadas para eleições de domingo em Ji-Paraná (Foto: Priscila Lima/G1) 
Urnas são preparadas para eleições de domingo em
 Ji-Paraná (Foto: Priscila Lima/G1)

Em Ji-Paraná, RO, o Fórum Eleitoral já recebeu as 242 urnas eletrônicas que serão utilizadas para o 1° turno das eleições 2012, que acontecerá no próximo domingo, 7 de outubro.
A maioria das urnas será montada e instalada em 36 escolas públicas do município no sábado (6), dia que antecede a votação. Serão 242 seções divididas em duas zonas eleitorais.
Cada seção terá quatro mesários, somando um total de 1,5 mil pessoas trabalhando durante o horário de votação, que será das 8h às 17h.
Mais de 82 mil eleitores estão aptos a votar em Ji-Paraná, sendo que mais de cinco mil títulos foram cancelados pela não justificação de voto nas últimas três eleições e outros 876 não votarão porque estão condenados (presos), segundo o técnico judiciário, Osmaldo Duarte Júnior.


Eleitores deficientes
No município apenas 14 deficientes visuais foram cadastrados. Ji-Paraná não recebeu urnas biométricas, mas disponibilizará dois mil veículos para levar os eleitores portadores de deficiência física, auditiva e visual às zonas eleitorais. “A quantidade de eleitores portadores de deficiência visual é muito maior do que o número de pessoas que foram cadastradas. Divulgamos a necessidade do cadastramento, junto ao Fórum, para que essas pessoas possam votar e tenham o benefício do transporte e de uma seção especial”, esclareceu Osmaldo Duarte Júnior, técnico judiciário.



Calendário
A chefe de cartório do Fórum Eleitoral, Nádhia Pinheiro, atenta sobre o calendário eleitoral, Resolução N° 23441 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sobre o prazo final para a veiculação de propagandas eleitorais no rádio, internet, TV, comícios, carreatas e a distribuição de material gráfico.

Dia 4 – Último dia para o horário eleitoral e debates no rádio e televisão, realização de reuniões públicas (comícios). Das 8h às 22h.
Dia 5 – Último dia para propaganda paga da imprensa escrita e internet. Das 8h às 22h.
Dia 5 – Último dia para propaganda com jingles em alto falantes, material gráfico, carreata. Das 8h às 22h.
Dia 7 – Nenhum tipo de propaganda eleitoral é permitido. Segundo o Artigo 39, parágrafo 9.504 da Constituição, a veiculação de propaganda eleitoral no dia da votação é crime e tem de 9 meses à 1 ano de detenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário