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Encontro entre profissionais da educação termina nesta sexta-feira.
Em
Ji-Paraná, salas com professores habilitados em libras devem ser
criadas.
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Em Ji-Paraná, RO, alunos com deficiência auditiva da rede pública de ensino
são tema de um seminário realizado pela Secretaria Municipal de Educação
(Semed), que começou nesta segunda-feira (20) e encerra na sexta (24). O VII
Seminário Regional do Programa Educação Inclusiva: Direito a Diversidade conta
com profissionais de 18 municípios do estado, que debatem ações sobre a educação
bilíngue. Entre os assuntos, está a criação de uma sala específica para os
deficientes auditivos nas escolas municipais e estaduais, com profissional
habilitado em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).
Atualmente em Ji-Paraná, apenas a Escola Estadual Marechal Rondon e o Centro
de Educação de Jovens e Adultos possuem profissionais que atuam na tradução das
aulas para a linguagem de sinais. Cerca de 50 estudantes têm acesso às
aulas.
Inclusão social
De acordo com a coordenadora de educação
especial da Semed de Ji-Paraná, Maria Cecília de Souza, o seminário traz, aos
profissionais, a prática de direcionar a educação para os deficientes auditivos
e, principalmente, debater sobre a importância da educação bilíngue nas
escolas.
“O portador de deficiência necessita de profissionais adequados. Em 2013
nosso objetivo é trazer professores habilitados em libras para as escolas da
rede pública, em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir)”,
explica a coordenadora.
Para a palestrante Sueli Ramalho, portadora de deficiência auditiva, que
aprendeu a falar o português, a inclusão dos deficientes é necessária. "Somos
cidadãos, mas falamos uma linguagem diferente. A educação bilíngue não é fazer o
surdo falar português e sim escrevê-lo", explica Sueli.
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