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terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Seminário discute educação especial para deficientes auditivos, em RO

*Notícia encontrada antes do desenvolvimento do weblog 

Encontro entre profissionais da educação termina nesta sexta-feira.
Em Ji-Paraná, salas com professores habilitados em libras devem ser criadas.

Do G1 RO - 21/08/2012
 

Em Ji-Paraná, RO, alunos com deficiência auditiva da rede pública de ensino são tema de um seminário realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), que começou nesta segunda-feira (20) e encerra na sexta (24). O VII Seminário Regional do Programa Educação Inclusiva: Direito a Diversidade conta com profissionais de 18 municípios do estado, que debatem ações sobre a educação bilíngue. Entre os assuntos, está a criação de uma sala específica para os deficientes auditivos nas escolas municipais e estaduais, com profissional habilitado em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).
Atualmente em Ji-Paraná, apenas a Escola Estadual Marechal Rondon e o Centro de Educação de Jovens e Adultos possuem profissionais que atuam na tradução das aulas para a linguagem de sinais. Cerca de 50 estudantes têm acesso às aulas.


Inclusão social
De acordo com a coordenadora de educação especial da Semed de Ji-Paraná, Maria Cecília de Souza, o seminário traz, aos profissionais, a prática de direcionar a educação para os deficientes auditivos e, principalmente, debater sobre a importância da educação bilíngue nas escolas.

“O portador de deficiência necessita de profissionais adequados. Em 2013 nosso objetivo é trazer professores habilitados em libras para as escolas da rede pública, em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir)”, explica a coordenadora.
Para a palestrante Sueli Ramalho, portadora de deficiência auditiva, que aprendeu a falar o português, a inclusão dos deficientes é necessária. "Somos cidadãos, mas falamos uma linguagem diferente. A educação bilíngue não é fazer o surdo falar português e sim escrevê-lo", explica Sueli.

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