*Notícia encontrada
antes do desenvolvimento do weblog
04/08/2012 17h33 - Atualizado em 04/08/2012 17h42
Renata Cibelle é a primeira deficiente auditiva da escola a se formar.
Com muito orgulho, jovem conta que tirou nota máxima no
TCC.

A Escola Técnica Estadual (Etec) de Tatuí (SP) teve um dia histórico nesta
sexta-feira (3). Foi a primeira vez que um estudante com deficiência auditiva se
formou em um curso técnico na unidade: a jovem Renata Cibelle de Oliveira, de 24
anos. Para ela, foi um sonho realizado poder vestir a beca e o capelo durante a
colação de grau do curso de Técnico em Nutrição e Dietética da Etec.
Foi com gestos que Renata fez o juramento durante a cerimônia de colação de
grau, juntamente com outros formandos. Ela informa que não foi fácil vencer as
dificuldades que surgiram durante o curso, mas conseguiu superar a deficiência e
conquistar o diploma.
Para os pais, foi uma atitude de muito orgulho, como conta o autônomo José
Rubens de Oliveira, pai da estudante. "Sempre acreditei e apoiei ela. O apoio da
família foi muito importante". A mãe, Nádia de Oliveira, diz que sempre
acreditou na filha. "Ela sempre demonstrou bastante vontade de estudar. Já
esperava isso dela".
O curso teve duração de um ano e oito meses. No início de julho, Renata
estava nervosa por causa da apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso
(TCC), que foi sobre alimentação saudável. Com a ajuda de Michela Praga,
interprete de Lingua Brasileira de Sinais (Libras), ela conseguiu apresentar e o
trabalho e teve aprovação com a melhor nota. A interprete também esteve presente
no momento da formatura. Em todo o momento, Michele conversa com Renata e
explica tudo o que acontece no cerimonial.
A
jovem, à direita, durante cerimônia de
colação de
grau. (Foto: Reprodução)
A coordenadora do curso de Nutrição, Mariane de Cássia Ferreira, confessa que
no início desconfiou do sucesso da jovem. "Todos nós, no começo, com tantas
dificuldades, duvidamos de que iria dar certo. Isso hoje é uma coisa muito boa.
Sabemos que vencemos, principalmente a Renata, mas também todos os envolvidos",
exalta.
Já a interprete Michela Praga comenta sobre sua felicidade em ajudar a
realizar o sonho da estudante. "Não dá para saber o que ela está pensando no
momento, é difícil explicar, mas estou muito feliz porque ela conseguiu chegar
até aqui, se formando junto com seus colegas, todos ouvintes. Ela está mostrando
para todos que é possível, mesmo tendo uma deficiência".
Renata conta, usando a Libras, que foi muito difícil na escola. "Tive que me
esforçar muito. Tinha momentos em que não conseguia entender muito bem. A
professora me dava conselhos. Eu sempre quis entender o que estava acontecendo,
aprender e consegui progredir. No final, tirei a melhor nota", conta com muita
alegria.
O TCC
Durante a apresentação do TCC, a professora Ana
Cristina Monteiro afirmou que viu Renata transpor diversas barreiras durante o
curso. “Em relação a socializar-se, fazer o entendimento do professor, que não
fala Libras, mas que também exigia dela resultado. As novidades de sair do
ensino médio e entrar em um curso técnico onde a linguagem é diferenciada... Ela
galgou várias dificuldades”, comenta.
De acordo com a coordenadora do curso de nutrição, Mariane Ferreira, no
começo foi mais difícil para os professores que ainda não tinham a experiência
de dar aulas para alunos especiais. “Mas acreditamos no potencial dela, que
demonstrou grande capacidade da mesma forma que todos os outros alunos”,
conta.
Para os colegas que acompanharam a trajetória dela durante o curso até o
momento da aprovação no TCC, o mesmo sentimento de admiração. A amiga de sala
Gisele Sebastião conta que “ela mostrou que há capacidade e todo mundo tem que
tentar. Se não tentar, como iremos saber que somos capazes”.
Estudante
acompanhando a intérprete de Libras durante o juramento.
(Foto: Reprodução/TV
Tem)
Ao
pegar o canudo, simbolizando o diploma, a jovem não esconde a alegria.
(Foto:
Reprodução/TV Tem)
A
aluna diante da professora e colegas de curso durante apresentação do TCC.
(Foto: Reprodução/TV Tem)
Nenhum comentário:
Postar um comentário